Páginas

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Depois que acabaram com o Trólebus, a Transerp serve pra quê?



É evidente que a Prefeitura de Ribeirão Preto vem sendo cada vez mais engessada na sua capacidade de investimento e de tocar a máquina pública com um padrão minimamente aceitável pela população e pelas necessidades de um centro urbano onde moram mais de 600 mil pessoas e por onde transitam mais umas 200 mil todos os dias.

Os funcionários públicos municipais tiveram que unir toda a sua força para arrancar do Executivo um reajuste que apenas recompõe a inflação. Já escrevemos aqui também as dificuldades por que passa a pasta da Infraestrutura, um órgão fundamental para a cidade mas que sofre um sucateamento há pelo menos 15 anos.

A Prefeitura não investe, pouco planeja e pouco executa.

Tratamos também aqui do orçamento municipal, apesar de haver uma grande dificuldade em se saber ao certo a quantas andam as dívidas do município. Uns falam em até 900 milhões. Uma outra caixa preta municipal, e há muito tempo, é a Coderp.

Não se trata de crucificar a senhora Dárcy Vera. Aqui no Calçadão nós consideramos que a crise da Prefeitura já vem de muito tempo. O abandono gerencial e a dilapidação patrimonial deram início em 1996 com Jábali e nunca mais pararam. Ribeirão Preto não tem liderança política capaz de criar um movimento que integre a população em um projeto de município. A cidade vive do rame-rame entre Executivo e Legislativo, com os vereadores assistencialistas disputando seus carguinhos no Executivo.

Um desses exemplos é a Transerp. A empresa tinha uma importância estratégica nos anos 80 e 90 operando e gerenciando as linhas do Trólebus. O serviço de Trólebus, silencioso e ambientalmente correto, operava as principais e mais lucrativas linhas da cidade. Implantado por Nogueira em 1982 e ampliado por Palocci em 1992, o sistema foi então entregue à administração neoliberal de Jábali, em 1996.

Alegando que o sistema estava "ultrapassado", o tucano extinguiu o serviço e entregou as linhas para as permissionárias privadas (em outro artigo veremos que o avanço neoliberal sobre o Trólebus foi bem mais amplo do que Ribeirão Preto). Na época a Transerp devia 7 milhões de reais. A joia da coroa foi entregue a preço de banana.

Todo um sistema de transporte público, que envolvia os terminais Carlos Gomes e Antônio Achê, foi desmontado e desde então as empresas de ônibus mandam e desmandam na cidade, entregando para o cidadão um dos piores transportes coletivos do Brasil.

A pergunta que fica é: para que serve a Transerp desde então? 

Prováveis respostas: para gerenciar a indústria da multa, para operar o computador que sincroniza os semáforos, para empregar Willian Latuf, para gerar dívida etc.

Ribeirão Preto passa a sensação que não tem dinheiro para cuidar dos jardins das praças públicas, quanto mais para pensar e executar um plano de transporte coletivo.

Voltaremos a debater as possibilidades de transporte público na cidade, inclusive dando exemplos de cidades parecidas no Brasil e no exterior, mas uma coisa é certa: qualquer projeto novo de transporte coletivo na cidade deve passar fundamentalmente pela extinção da Transerp e pela devassa total nos seus documentos e balanços.

Jábali entregou a linha dos Trólebus alegando uma dívida de 7 milhões de reais. Quanto será que é essa dívida hoje? Algum vereador é capaz de responder?

Ricardo Jimenez


Um comentário:

Rodrigo De Souza Santos disse...

Esse desgraçado do Jábali fez essa cachorrada com os trólebus unicamente por dinheiro! Essa história de que o sistema é ultrapassado é conversa fiada!

Queremos a volta dos trólebus!

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...